Fórum Tuto.
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum Tuto.

(Diversão e Discutição garantida).
 
InícioPortalProcurarÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Resident Evil 5 [Sobre o jogo e a acusação de racismo]

Ir para baixo 
4 participantes
AutorMensagem
F.R.A.S.A.
Administrador
Administrador
F.R.A.S.A.


Mensagens : 60
Data de inscrição : 13/10/2007

Resident Evil 5 [Sobre o jogo e a acusação de racismo] Empty
MensagemAssunto: Resident Evil 5 [Sobre o jogo e a acusação de racismo]   Resident Evil 5 [Sobre o jogo e a acusação de racismo] Icon_minitimeDom Nov 18, 2007 6:56 am

Resident Evil 5 [Sobre o jogo e a acusação de racismo] Re5mk9

Resident Evil 5 é a seqüência da renomada franquia que criou o gênero "horror survival" (ação com elementos de terror). O título segue uma mecânica bastante semelhante ao seu antecessor, com um sistema de movimentação e mira que favorece o combate. Os inimigos, conseqüentemente, vão ser mais rápidos, espertos e numerosos.

A trama desta vez se passa na Somália, em um vilarejo situado em um deserto. O protagonista, Chris Redfield (o mesmo do primeiro jogo da série), é membro de uma organização e investiga lá estranhos acontecimentos ocorridos dez anos após os eventos em Racoon City — narrados pelos três primeiros Resident Evil.

A principal novidade implementada em Resident Evil 5 é a forma como Chris reage aos ambientes. Ao se expor muito tempo ao Sol, por exemplo, você passa a ter alucinações e, ao passar abruptamente de um ambiente cuja iluminação é muito clara para um local escuro (ou vice-versa), a visão é prejudicada por alguns momentos.

ACUSADO DE RACISMO:
Resident Evil 5 (X360, PS3) já está dando polêmica antes mesmo de ser lançado, e dessa vez o site Village Voice abre a discussão sobre o racismo não-tão implícito no videogame.

A problemática é dada pelo fato do protagonista branco, Chris Redfield, estar matando inimigos, que são aparentemente negros em sua totalidade. “É como se a própria [cor] fosse uma doença”, comenta a matéria original. “A idéia de zumbis é baseada na contaminação. Sendo mordido por um zumbi, ou uma mera gota de sangue dos mortos-vivos transforma-o em um deles. Soa familiar? Sim, estamos falando da [pandemia] de HIV/AIDS que matou 15 milhões de africanos, infectando outros 25 milhões no continente”.

O blog Microscopiq, em uma matéria muito interessante citando que desde o clássico de David Wark Griffith O Nascimento de Uma Nação até Falcão Negro em Perigo, negros foram tratados como pessoas más, irresponsáveis. O post diz que “precisamos arranjar um jeito de humanizar os africanos, não coisificá-los”.

Um terceiro blog, Black Looks, levanta um fortíssimo argumento: “isso é problemático em muitos níveis, incluindo a representação negra como selvagens desumanos, o extermínio de negros por um homem branco com vestimentas militares, e o fato de que o jogo será vendido para crianças e jovens adultos. E jovens assim, já começam a temer, odiar e destruir os negros”.

O excelente ensaio Estereótipo, Realismo e Representação Racial, do teórico de cinema Robert Stam e Ella Shohat confirma que quanto menos um grupo é representado, mais susceptível ele é a estereótipos:

“Marca do Plural projeta os povos colonizados como se fossem ‘todos a mesma coisa’, qualquer comportamento negativo por qualquer membro da comunidade é instantaneamente generalizado como típico, apontando para um perpétuo retorno na direção de uma essência presumidamente negativa. Logo, as representações se tornam alegóricas; dentro de um discurso hegemônico todo o artista/papel subalterno é visto como uma sinédoque de uma comunidade ampla mas putativamente homogênea. Representações de grupos dominantes, por outro lado, são vistas não como alegóricas mas como naturalmente diversas, exemplos de uma variedade não generalizada da própria vida”.

Tentem não zuar nesse tópico porque é uma questão séria e queria saber realmente a opinião de cada um. Obrigado.


Última edição por em Dom Nov 18, 2007 7:17 am, editado 3 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
https://tuto.forumeiros.com
F.R.A.S.A.
Administrador
Administrador
F.R.A.S.A.


Mensagens : 60
Data de inscrição : 13/10/2007

Resident Evil 5 [Sobre o jogo e a acusação de racismo] Empty
MensagemAssunto: Re: Resident Evil 5 [Sobre o jogo e a acusação de racismo]   Resident Evil 5 [Sobre o jogo e a acusação de racismo] Icon_minitimeDom Nov 18, 2007 7:03 am

Então, o que eu queria comentar mesmo nesse tópico é sobre essa história de racismo em Resident Evil 5 que eu achei um absurdo.
Bom, o jogo como ta escrito ae em cima se passa na África em Somália, onde a etnia predominante é negra, agora esses blogs vem com essa de racismo.
Veja bem, todos RE se passam com personagens brancos onde os zumbies também são brancos, agora que o produtor quis inovar o cenário onde a etnia é negra já é racismo, na minha opinião esse pessoal está com a idéia distorcida e tem que estudar mais. Por que todos nós não podemos ser iguais? Porque pelo que estou vendo sobre essas críticas ha uma certa diferença entre as etnias, e não foi isso que aprendi, aprendi que todos são iguais independente da cor. O vírus não pode afetar o negro? Porque enquanto os zumbies eram brancos estava bom e todos achavam ótimo, agora só foi mudar um pouco que já é racismo, nossa... Teria algum cabimento protagonistas brancos na Somália onde a etnia predominante é negra? Mas o pessoal prefere ser ignorante e já sair soltando bomba antes de levar os fatos em conta.
O engraçado é que tudo nesse mundo agora é racismo...
Ir para o topo Ir para baixo
https://tuto.forumeiros.com
Boi
Camponês
Camponês



Mensagens : 3
Data de inscrição : 14/11/2007

Resident Evil 5 [Sobre o jogo e a acusação de racismo] Empty
MensagemAssunto: Re: Resident Evil 5 [Sobre o jogo e a acusação de racismo]   Resident Evil 5 [Sobre o jogo e a acusação de racismo] Icon_minitimeDom Nov 18, 2007 10:49 pm

Eu realmente acho que essa acusação não coloca nada em jogo.

Primeiro porque é de um blog (se é que eu entendi direito) num blog, qualquer um vai lá e coloca o que pensa, ninguém se responsabiliza sobre isso senão o próprio autor. O que remete a "grande" acusação a um anônimo qualquer.

Segundo, a própria storyline do jogo justifica a cor dos npcs.



"Veja bem, todos RE se passam com personagens brancos onde os zumbies também são brancos, agora que o produtor quis inovar o cenário onde a etnia é negra já é racismo..."

Acontece que hoje em dia existe um cuidado muito grande no quesito de ofensa ao negro, você sendo negro e chama ele de negão, toma tiro. Se chamar um caucasiano de branquelo, no máximo ele se ofenderá momentaneamente.

Pra mim isso aí não dará em nada.
Ir para o topo Ir para baixo
Rafael_Felix
Administrador
Administrador
Rafael_Felix


Mensagens : 55
Data de inscrição : 13/10/2007

Resident Evil 5 [Sobre o jogo e a acusação de racismo] Empty
MensagemAssunto: Re: Resident Evil 5 [Sobre o jogo e a acusação de racismo]   Resident Evil 5 [Sobre o jogo e a acusação de racismo] Icon_minitimeQui Nov 22, 2007 5:41 am

bem, eu acho q eles arrumaram um período meio q inoportuno pra fazer um jogo
nesse estilo se passando na somália. Os produtores sabem do que está acontecendo no mundo e tudo mais.
eu acho q foi soh pra criar uma discussão em torno do jogo para fazer marketing e vender mais, como foi com o Código da Vinci.
Resumindo: eu acho q eles sabem q estão colocando uma questão racista no jogo (mesmo eu concordando com o Frasa q se o jogo se passa a somália e ter um monte de branco ser absurdo, e num vo minti não, se colocassem zumbis brancos ia ser racismo pq eles iriam dizer q os produtores estavam querendo "esbranquiçar" o mundo),é para gerar discussão msmo e pra vender.
Ir para o topo Ir para baixo
Banachi
Escudeiro
Escudeiro



Mensagens : 69
Data de inscrição : 13/10/2007
Idade : 34

Resident Evil 5 [Sobre o jogo e a acusação de racismo] Empty
MensagemAssunto: Re: Resident Evil 5 [Sobre o jogo e a acusação de racismo]   Resident Evil 5 [Sobre o jogo e a acusação de racismo] Icon_minitimeTer Nov 27, 2007 6:03 am

Eu acho que estão querendo achar alguma coisa no jogo e estão apelando para isso. Está bem claro a maioria negra. A suposta equivalência entre a AIDS e o T-virus é grande porque ambos são vírus e ativo na corrente sanguínea. Como diria um amigo meu, estão tentando achar chifre na cabeça de cavalo só para incriminar o jogo; o que não vai levar a nada já que os contra-argumentos são muito fortes e concisos.
Ir para o topo Ir para baixo
Rafael_Felix
Administrador
Administrador
Rafael_Felix


Mensagens : 55
Data de inscrição : 13/10/2007

Resident Evil 5 [Sobre o jogo e a acusação de racismo] Empty
MensagemAssunto: Re: Resident Evil 5 [Sobre o jogo e a acusação de racismo]   Resident Evil 5 [Sobre o jogo e a acusação de racismo] Icon_minitimeTer Nov 27, 2007 10:51 pm

Banachi escreveu:
Está bem claro a maioria negra. .

pronto, podem voltar ao tópico
Ir para o topo Ir para baixo
Banachi
Escudeiro
Escudeiro



Mensagens : 69
Data de inscrição : 13/10/2007
Idade : 34

Resident Evil 5 [Sobre o jogo e a acusação de racismo] Empty
MensagemAssunto: Re: Resident Evil 5 [Sobre o jogo e a acusação de racismo]   Resident Evil 5 [Sobre o jogo e a acusação de racismo] Icon_minitimeSáb Dez 01, 2007 12:44 am

Rafael_Felix escreveu:
Banachi escreveu:
Está bem claro a maioria negra. .

pronto, podem voltar ao tópico

não entendi... huaheuahe

achou que foi racismo???

não nao...eu quis dizer que no país tem mais negros... só...
]


explique-se
Ir para o topo Ir para baixo
Rafael_Felix
Administrador
Administrador
Rafael_Felix


Mensagens : 55
Data de inscrição : 13/10/2007

Resident Evil 5 [Sobre o jogo e a acusação de racismo] Empty
MensagemAssunto: Re: Resident Evil 5 [Sobre o jogo e a acusação de racismo]   Resident Evil 5 [Sobre o jogo e a acusação de racismo] Icon_minitimeQua Dez 05, 2007 6:41 am

não, soh achei engraçado, ficou oposto ehehhee
Ir para o topo Ir para baixo
Banachi
Escudeiro
Escudeiro



Mensagens : 69
Data de inscrição : 13/10/2007
Idade : 34

Resident Evil 5 [Sobre o jogo e a acusação de racismo] Empty
MensagemAssunto: Re: Resident Evil 5 [Sobre o jogo e a acusação de racismo]   Resident Evil 5 [Sobre o jogo e a acusação de racismo] Icon_minitimeSáb Dez 15, 2007 3:15 am

AHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHH EHAUHEUAHEUAHEUHAUHAUEHAUHEUAHE
isso se chama ANTÍTESE e não caiu na UEL heuaheuahe
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Resident Evil 5 [Sobre o jogo e a acusação de racismo] Empty
MensagemAssunto: Re: Resident Evil 5 [Sobre o jogo e a acusação de racismo]   Resident Evil 5 [Sobre o jogo e a acusação de racismo] Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Resident Evil 5 [Sobre o jogo e a acusação de racismo]
Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Fórum Tuto. :: Off-Topic :: Jogos-
Ir para: